GASTRONOMIA: Receita de empada de javali

Uma sugestão de receita diferente para a Páscoa, que foge dos tradicionais pratos preparados na ocasião.

Trata-se de um prato típico da culinária alentejana que traz uma experiência única aos apreciadores da iguaria. Rico em sabor, o prato feito com carne de javali, foge das tradicionais receitas encontradas na gastronomia brasileira, se tornando uma ótima opção para quem deseja celebrar a Páscoa com uma receita ímpar, fora dos tradicionais assados preparados na ocasião.

Preparado com cogumelos selvagens, alho, salsa, manjericão e pimenta, entre outros ingredientes, no preparo, a carne de javali é marinada no vinho e algumas especiarias para deixá-la ainda mais tenra e saborosa. O prato final fica ainda mais agradável se acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor que dão um toque mágico no paladar. Ah, mas não esqueça de um bom vinho (alentejano, claro!) para uma excelente experiência ímpar e um bom equilíbrio de sabores.

De acordo com Vinhos do Alentejo, o prato típico português, originário da região do Alentejo, harmoniza muito bem com os seguintes vinhos:

Herdade da Luz - Uvas: Trincadeira, Aragonez e Syrah safra 2007,
Fonte da Serrana - Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional,
Terra d´ Alter – Uva: Alfrocheiro,
Monte Velho - Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional, Syrah 
Paulo Laureano – Uva: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro.


Ingredientes:

1 kg de perna de javali

200 g de cogumelos selvagens

2 cebolas medias

4 dentes de alho

salsa qb

manjerona qb

tomilho qb

louro qb

azeite e sal

mistura de pimentas

vinho tinto qb



Modo de preparo:

Deixe a carne de molho durante 24 horas com água e vinho (branco e tinto) em partes iguais e também todos os temperos.Passado esse tempo, leve a carne a cozinhar nesta marinada e, depois de fria, desfie-a e reserve-a.

Faça um refogado com o azeite, cebola e alho. Depois de dourar, coloque a carne reservada, os cogumelos lavados e laminados, os temperos e um pouco de farinha de trigo para dar liga até virar um creme.

Prepare uma massa para empada, forre uma torteira com ela e, em seguida, ponha o recheio. Logo após, tape a forma com o resto da massa.

Coloque ao forno a 180 graus durante 35 minutos

Sirva a empada em fatias acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor. Pode-se utilizar também uma laranja na decoração.


SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt










Vamos fazer seu negócio aparecer aqui e nas redes sociais ?

Confira:
Instagram: @oresumodamoda
Facebook: @oresumodamoda




Destaques da Semana:

MODA: Como usar vestido de festa no inverno

ENTRETENIMENTO: Casa da Intuição oferece opções de lazer para o final de semana

Jade Marcela, estrela pornô do momento lança biografia