No Dia da Indústria Têxtil, fast fashion e moda consciente trazem reflexão sobre o consumo de roupas

Imagem
Realizar ajustes e customizações em roupas ajuda a promover uma moda mais sustentável, prolongando sua vida útil Foto: Divulgação Tem Jeito No turbilhão da vida moderna, é comum nos deixarmos levar pela empolgação das compras, sem considerar a durabilidade das roupas que adquirimos, a qualidade da peça ou se realmente precisamos do item. No entanto, a longevidade das roupas é uma questão relevante que impacta não apenas nossas finanças, mas também no meio ambiente, considerando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do planeta. A data de 21 de abril , o Dia da Indústria Têxtil, traz uma reflexão sobre o atual cenário, impulsionado pela forte presença do mercado de moda fast fashion, caracterizado pela produção em massa de peças de roupa de baixo custo e qualidade inferior. Dados fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), revelam um aumento de 60% no consumo de

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife


Valdemar Iódice (São Paulo, 1945) é um estilista brasileiro. Formado em Ciências Contábeis, o estilista possui uma grife lançada em 1987 e que leva seu sobrenome. Suas criações são exibidas no calendário da São Paulo Fashion Week. O primeiro desfile da marca foi em 1995, no estúdio Adrenalina. A partir daí, a Iódice surgiu com uma importância bem maior no cenário nacional da moda.


A história da Iódice é marcada por duas fases distintas, como costuma pontuar seu criador, Valdemar Iódice, um paulistano formado em ciências contábeis.

A marca surgiu em 1987 com uma produção industrial de malharia, mas só uma década depois encontrou sua verdadeira identidade, explorando acessórios fashion, utilizando couros e tricô.


O primeiro desfile, que aconteceu em 1995 no estúdio cinematográfico Adrenalina, em São Paulo, marcou uma guinada e a entrada da marca no badalado mundo dos circuitos da moda.


A partir daí veio uma seqüência ininterrupta de 17 desfiles. Em 1996, a marca estreava no Morumbi Fashion, precursor do São Paulo Fashion Week, onde passaria a lançar suas coleções. Em 1997, com o desfile "Universo da Dança", Valdemar Iódice finalmente cristalizou as mudanças em sua empresa, imprimindo, segundo ele, uma personalidade para a grife.

A Iódice desenvolve uma moda jovem streetwear, mantendo-se fiel a um conceito de simplicidade de formas e cores. Nas coleções masculinas, a combinação básica jeans e camiseta dá o tom. No feminino, roupas leves com tecidos finos e drapeados.


Dois pontos altos do processo de personalização da Iódice foram o lançamento de uma loja de 500 metros quadrados no quadrilátero mais glamouroso da rua Oscar Freire, em São Paulo, e mais recentemente a reinauguração da loja do Shopping Iguatemi, também na capital paulistana. Nessas lojas, são encontradas as peças da linha Rouge, assinadas pelo próprio Valdemar Iódice.


Além dessas duas lojas e outras tantas espalhadas pelos principais shoppings de São Paulo, as roupas Iódice podem ser encontradas em mais de 500 multimarcas do Brasil. Há ainda dois showrooms Iódice nos Estados Unidos, um em Los Angeles e outro em pleno bairro do Soho, em Nova York.

A marca também exporta para a Europa. Uma linha de camisetas estampadas com palavras que remetem à língua portuguesa como "caipirinha"e "saudade" foi criada especialmente para o mercado italiano.


No início de 2004, Iódice desenvolveu uma camiseta especial para a campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", em uma iniciativa conjunta com o São Paulo Fashion Week. A camiseta foi vestida pela apresentadora Xuxa e muitas outras estrelas.

VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

NEGÓCIOS: Sustentabilidade como vetor do desenvolvimento

A MAGIA DAS CORES

Giuliny Shauer lidera direção criativa da coleção Argentina da King&Joe

MARCAS e ESTILISTAS: Calvin Klein, sinônimo de chique, casual, sensual e provocante, conquistou um lugar de destaque no universo fashion

PUMA e KidSuper reinterpretam clássicos através das lentes do futebol em nova coleção colaborativa

Ferragamo Hug Bag

Matthieu Blazy e Bottega Veneta em parceria com Cassina e Fundação Le Corbusier na instalação "On The Rocks" na Semana de Design de Milão

Yamaha Náutica apresenta nova linha de roupas da Blu Collection com itens com tecnologia UV

Publicidade