GASTRONOMIA: Você conhece a diferença entre o açaí e a juçara ?

Da mesma família, as duas plantas têm características nutricionais distintas. Indústria começa a estudar como explorar a juçara de forma sustentável, disseminando os benefícios do produto, a exemplo do que ocorreu com o açaí na década passada


Pouca gente sabe, mas o açaí – alimento cada vez mais presente no cardápio do brasileiro – não é o único fruto típico da região amazônica da família das Arecaceaes. Há também a juçara, muito popular no Cerrado e na Mata Atlântica.


A principal diferença entre os dois é que o açaí, cujo nome científico é Euterpe Oleracea, é extraído de uma palmeira facilmente encontrada na região Norte e em alguns estados do Nordeste do Brasil, sobretudo no Maranhão, enquanto a extração da juçara (nome científico: Euterpe Edulis), implica na morte da planta – o que a coloca numa situação de maior vulnerabilidade.


Helen Leite, supervisora de Controle de Qualidade da Fast Açaí, esclarece as principais diferenças entre os dois produtos: "A principal diferença está no uso e consumo dos frutos. O açaí é mais consumido para a produção de polpa, enquanto a juçara é mais utilizada para a produção de palmito'', explica.


Segundo ela, os frutos da juçara e do açaizeiro são parecidos. Por isso, muitas vezes são confundidos. "A juçara é mais adocicada ao passo que o açaí tem uma oferta maior de polpa. Apesar das poucas diferenças entre os dois, a juçara possui elementos minerais em quantidades próximas aos do açaí. Alguns deles, como por exemplo o Ferro, Zinco e Potássio, além dos açúcares totais e os lipídios, chegam a ser superiores na juçara. Sendo assim, com esses valores superiores aos do açaí, a juçara acaba sendo mais calórica", afirma.


Sobre Fast Açaí - A rede de franquia Fast Açaí tem uma proposta inovadora que visa atender, por meio de um mix diferenciado de produtos, o conceito de "healthy fast food" (refeição rápida e saudável). A marca, fundada em 2012, traz o açaí como carro-chefe em seu cardápio, mas disponibiliza também o cupuaçu, sanduíches naturais e o wrap, sanduíche feito com pão folha integral, recheado com ingredientes selecionados e sem conservantes.


Atualmente, a empresa conta com mais de 160 unidades em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, cidades turísticas como Rio Quente, Caldas Novas, Salvador e Rio de Janeiro. Além disso, possui operações em Angola, na África, e a abriu negociações na Europa e na América do Sul.


Pela seriedade e ótima postura mercadológica, no ano de 2017, a marca recebeu selo de Alimento Confiável do SIAEG, Excelência em Franchising 2017 e Top 25 do Brasil, o que confirma a qualidade em atendimento e originalidade do produto.



SERVIÇO:

 

Fast Açaí 415 Sul

Fast Açaí 304 Sudoeste

Fast Açaí 305 Norte

Fast Açaí SCS – Qd 03 Setor Comercial Sul

Fast Açaí Taguatinga - Comercial Norte

Fast Açaí Outlet Premium

Fast Açaí Águas Claras, Araucárias

Fast Açaí Águas Claras, Castanheiras

Fast Açaí Águas Claras EPTG – Posto Ipiranga

Fast Açaí Luziânia

Fast Açaí Jardim Botânico- Posto Ipiranga

Fast Açaí Aeroporto Internacional de Brasília

Fast Açaí Guará – Guará I QE 20, Loja de Conveniência Posto Disbrave

Fast Açaí Gama (Qd 007, Leste)

 

Site: www.fastacai.com

Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Google Plus e Twitter

 

 


Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Duratex marca presença na CASA COR RS

ENTRETENIMENTO: Natura Musical 2018 abre inscrições

BELEZA: Natura Tododia apresenta edição especial da linha Cereja e Avelã